Máquinas Para Cartão De Crédito

Máquinas para cartão de crédito são aparelhos eletrônicos que verificam e processam transações de cartão de crédito. Em estabelecimentos físicos de varejo, essas são necessárias para a efetivação da compra a crédito. O nome do dispositivo é terminal POS (Point Of Sale – em português Ponto de Venda). A administradora de terminais POS mais popular no mercado brasileiro se chama Cielo e as principais bandeiras de operadoras de cartão conveniadas são Visa, MasterCard e American Express. Há cobrança de taxas para a utilização do produto. Nenhuma informação do cartão fica armazenada na máquina, pois os dados são criptografados conforme regras estabelecidas pelo padrão PCI (Payment Card Industry).

As máquinas de cartão de crédito consistem de um teclado, uma pequena impressora, um leitor de tarja magnético, um chip e um software para gerenciar a operação de venda e o protocolo de comunicação. Normalmente, utiliza-se o serviço de transmissão de dados via linha telefônica.

A praticidade das máquinas de cartão está cada vez maior, antes elas eram fixas, sendo apenas possível estarem presentes em lugares específicos. Entretanto, hoje elas não são mais fixas o que permite, por exemplo, ao lojista levar as máquinas de cartão até a residência do cliente, oportunizando maiores possibilidades de compra e comodismo ao cliente.

Mais do que isso, atualmente, com a consolidação da Apple na era dos smartphones, a Cielo criou um aplicativo que transforma iPhone, iPod touch e iPad em máquinas de cartão de crédito. Com isso, mais pessoas podem fazer transações usando cartões de crédito, principalmente profissionais liberais. As três bandeiras de cartão conveniadas são Visa, MasterCard e American Express. Embora o download do aplicativo seja gratuito, para utilizá-lo a pessoa tem de se cadastrar no site da Cielo e há incidência de taxa para utilização do serviço, assim como para uma máquina tradicional de cartão de crédito utilizada por empresas.